Conheça cada um dos avanços que a criança faz a cada mês

Passada a ânsia pelo nascimento do filho, o que os pais querem é que a criança consiga ter um desenvolvimento sadio, concorda? Por isso, é importante ter em mente que cada conquista nada mais é do que uma habilidade que ela vem aperfeiçoando ou que veio combinada a um aprendizado anterior.

0 a 3 meses
O cérebro é quem comanda tudo isso e ela também vai amadurecendo por etapas. Sendo assim, no primeiro mês, o indicado é colocar no berço móbiles coloridos, porque a criança se sente atraída por objetos de cores diferentes e que estão em constante movimento.
Diferentemente da visão, a audição é quase igual a de um adulto, porque ela começou a ser desenvolvida aos cinco meses de gestação. Por isso, ela precisa desse estímulo no primeiro mês.
Ao completar dois meses, já conseguirá sorrir e levantar o queixo. Isso é um sinal positivo, pois indica que está desenvolvendo o controle da musculatura do pescoço.
A visão também melhora e agora, ela já consegue fixar o seu olhar e, ainda, acompanhar as pessoas e os objetos. Nessa fase, elaa também conseguirá reconhecer as pessoas!
Ao atingir os três meses, a boca é o instrumento que a criança usa para conhecer o mundo. Será por meio dele que ela conseguirá diferenciar: volume e textura. Perto de completar o quarto mês, a criança já estará erguendo bem sua cabecinha e movimentando-a em busca de sons e objetos e conseguirá esticar os braços e o tronco.

De 4 a 6 meses
O tão esperado sono durante uma noite inteira acontece quando ela completa o quarto meses. No entanto, durante o dia estará muito mais sorridente e ativa. Ao ser colocado de bruços, sua cabeça estará cada vez mais equilibrada e firme e as mãozinhas começam a abrir.
Também começará a explorar o seu corpo, pegando o pé e suas genitais e até chora quando fica sozinho, pois o que quer é brincar!
As evoluções são constantes, no quinto mês está quase pronto para sentar, pois as pernas e braços ganharam agilidade e agora dar banho passa a ser uma verdadeira diversão. Quando seguro pela cintura, ficará em pé!
Já com seis meses e com o emprego de travesseiros e almofadas sentará, porque ela controla sua bacia e a parte torácica. Manter os brinquedos por perto é importante, pois quando tenta pegar, tal ação gera maior aprendizado e equilíbrio, principalmente, porque começa a interagir mais com o ambiente.

De 7 a 9 meses
Com sete meses, os pais vão notar que ela senta sem apoio e isso faz com que suas mãos fiquem livres para pegar as coisas. Além disso, começa a trocar os objetos entre as mãos. Os dentes vão começar a aparecer, mas não se preocupem se isso não ocorrer de forma “tradicional”.
Sua casa é um local seguro? Pais e mães devem ter essa preocupação, pois ao completar oito meses, é comum que os bebês saiam se arrastando ou engatinhando. Cuide para que objetos frágeis estejam seguros e os móveis pequenos devem ser deixados em locais onde a criança não costuma circular.
Algumas crianças com nove meses já estão quase andando! Nessa etapa, ela vai contar com a ajuda dos móveis e dos adultos ou de crianças mais velhas para poder dar uns passos. Para auxiliar nesse processo, aposte nos carrinhos onde ela terá apoio e pode empurrar.
Muitos podem pensar no andador, mas é considerado por especialistas como perigoso e prejudicial.
Dos 10 meses até o primeiro aninho
Quando completar 10 meses, o que mais vai querer é sair andando por aí, mas como não está pronto para fazer isso sozinha, precisará de ajuda. Aqui, os pais devem  dar todo o apoio para que a criança desenvolva o seu equilíbrio.
A fala deve ser estimulada nessa faixa etária, pois com essa idade,  começa a apontar as coisas.
Faltando apenas um mês para completar o primeiro aninho, os pais vão perceber como o raciocínio das crianças evolui rápido, por isso não tenha medo de dizer “não”  quando necessário, é claro!
Ao completar seu primeiro ano, tende a querer comer sozinha, porém pode acontecer de não acertar a comida na boca. As brincadeiras também vão exigir mais, pois os seus músculos estão ficando maiores.
O melhor nisso tudo é contar com um berçário especializado em dar toda a atenção ao seu filho, não é mesmo? Por isso, venha conhecer o berçário Fruto da Vida e a forma segura que trabalhamos com crianças que tem entre três meses e dois anos.

Menu