Comportamentos que marcam a chegada do 2º aninho

No texto Conheça cada um dos avanços que a criança faz a cada novo mês apontamos como ela se desenvolve até que complete o seu primeiro aniversário. Agora, nosso objetivo é continuar explicando a evolução do seu filho ou filha até chegar aos dois anos.
É importante salientar que os pais vão se surpreender, pois como o tempo passa depressa, as novidades aparecem na mesma velocidade.
Depois de ter completado o primeiro ano, os pais vão perceber que seus filhos conquistaram independência e autonomia e o recomendável é que a fala seja estimulada.

12 a 14 meses
Os primeiros passinhos também tendem a aparecer até que ela complete um ano. Com 12 meses, manter a criança calma e envolvida com atividades mais tranquilas não será uma missão fácil.
Com um ano e um mês, ela apresentará dificuldade em repartir as coisas e em interagir com pessoas “estranhas”, pois é tímida e tem medo. A função dos pais será de mostrar para elas que não há o que temer.
Ao atingir os 14 meses, a criança ficará mais teimosa, pois o que ela quer é testar os seus limites para entender o que pode e o que não pode fazer. Apesar de não respeitarem as regras, elas já entendem as instruções que recebem.

15 a 17 meses
Quando completa 15 meses, o que a criança quer é mostrar para todos que sabe andar e mantê-la sossegada será uma missão quase impossível. Algumas crianças podem sofrer durante a noite devido aos sonhos. Os pais devem ler uma história tranquila, pois isso ajuda a trazer tranquilidade.
A chegada dos 16 meses exigirá que os pais e cuidadores redobrem a atenção, pois ela quer testar todos os seus limites físicos seja na caminhada, ao subir nos objetos ou ao arrastar coisas. Aqui, os pais deverão mostrar para ela o que é certo e errado.
Já com 17 meses, a criança começará aprender a falar. Esse momento é marcado pela diversão, pois ela inventará muitas palavras e ficará cada vez mais independente. Os pais devem incentivar a independência, mas sempre de forma segura. E muita atenção, pois ela será mais simpática com pessoas que não conhece.

18 a 20 meses
Essa etapa é muito importante, pois quando completar um ano e meio, os pais devem incentivar a criança a largar a fralda para começar a usar o penico, apesar de não ser algo simples, é preciso incentivar. Os primeiros amiguinhos assim como as primeiras birras marcaram presença, então não se assuste!
As palavras que antes eram soltas, agora com 19 meses começarão a aparecer em pares. As quedas serão comuns, pois ela quer correr e fugir. Para evitar problemas, o ambiente em que a criança vive deve ser o mais seguro possível.
Não se assuste quando você ver seu filho ou filha imitando suas atitudes. Essa é a marca quando eles chegam aos 20 meses, pois sua imaginação está sendo desenvolvida e para auxiliar esse processo, os pais devem apostar em desenho e colagem.

21 a 24 meses
O mau comportamento vai aparecer! Seu filho vai querer morder e bater quando completar 21 meses, se isso acontecer, sua função é ensinar de forma tranquila que ele está errado e diante do bom comportamento, elogie!
Agora, quando chuta uma bola, a criança com um ano e dez meses já não vai mais cair e sabe encaixar de forma correta as peças do seu jogo. Os pais precisam aprovar as atitudes certas da criança, pois ela espera isso.
Faltando um mês para completar o segundo ano, seu filho ou filha vai querer colocar a roupa sozinho, vai continuar imitando adultos e crianças e ela vai tentar com maior frequência a composição de frases que tem sentido.
Com dois anos, a criança não terá tantas características de bebê e agora é hora de tentar tirar a fralda.

Menu