Como escolher um berçário para o seu filho(a)?

Atenção e cuidado dependem da quantidade adequada de cuidadoras

O primeiro requisito que os pais devem considerar na hora de escolher o berçário é a quantidade de cuidadoras, afinal sabemos bem que cuidar de uma não é fácil e quanto mais o número aumenta, mais difícil fica!

O recomendável nesse caso é que duas profissionais fiquem responsáveis por até 7 crianças, pois essa quantidade permite que elas deem toda atenção e cuidado que os pequenos merecem.

O segundo diz respeito ao lactário. Alguns podem até nem saber o que é isso, mas o lactário é o local onde as mamadeiras são preparadas. Esse local é fundamental em um berçário, ele deve ter espaço suficiente para que as mamadeiras sejam não só lavadas como também esterilizadas e armazenadas com a devida identificação.

A sala de amamentação também deve fazer parte da estrutura do berçário. Ali, as mães que quiserem amamentar seus filhos poderão fazer uso das poltronas para esse momento importante.

Sala deve conter no máximo 15 berços

Os berços também merecem atenção especial dos pais que estão buscando um berçário. Durante a observação, a dica é avaliar se eles apresentam uma distância de meio metro entre um e outro.

Esse espaço é fundamental, pois ele permite que as cuidadoras circulem em segurança. E atenção, pois cada sala deve ter no máximo 15 berços com uma criança em cada.

A iluminação também é muito importante, principalmente durante o período que os bebês estão dormindo. Durante o sono, o espaço deve ter uma iluminação natural que deve ser controlada por cortinas.

O indicado é que o espaço conte com dois pátios. Um coberto e o outro descoberto, pois tanto durante os dias quentes quanto nos dias frios e chuvosos as crianças tenham espaço para brincar.

Os pais devem observar a estrutura física do berçário, avaliar se os itens como acabamento, paredes e pisos apresentam resistência, são facilmente limpos e se estão adequados ao clima da região.

Se o berçário tiver carpete, o melhor é escolher outra escola, pois as crianças podem desenvolver alergia, mas o que não pode faltar é um piso antiderrapante e que amorteça as quedas, porque elas são inevitáveis.

As janelas do berçário que ficam na altura dos alunos devem ter vidro antiestilhaçamento, pois se uma janela quebrar, ninguém se machuca. No entanto, todas elas devem ter telas de segurança ou grades, pois isso evita as quedas.

Gostou de saber o que é preciso considerar na hora de escolher o berçário para o seu filho? O Berçário Fruto da Vida é um berçário que atende a esses e muitos outros requisitos, venha conhecer!

Menu