Atividades

Massagem Shantala

Massagem shantala, estimulação com psicomotricidade, musicalização infantil e experiências sensoriais são técnicas presentes no Berçário Fruto da Vida.

A massagem shantala é uma técnica indiana muito indicada para os bebês, pois proporciona relaxamento e bem-estar e é indicada no auxílio e controle do choro e estresse dos recém-nascidos.

Nossas crianças têm acesso a esse procedimento e ficam mais calmas, diminuindo a ocorrência da cólica e permitindo que elas durmam de forma mais tranquila.Quando a criança passa a conviver com essa técnica, os toques que são feitos em todo o corpinho, incluindo barriga, costas, pernas, braços, rosto e peito, fazem com que ela chore menos e fique mais tranquila no momento em que é preciso trocar as fraldas ou comer.

Os toques no peito têm a função de expandir a caixa torácica e farão com que respire melhor.

A posição em que a criança é colocada estimula sua coluna vertebral e os movimentos dos membros, trazendo maior desenvolvimento da musculatura e das ações de abrir/fechar e soltar/pegar.

Além disso, a criança ganha noção de espaço e de limites do seu corpinho e consegue se movimentar melhor, facilitando o processo de aprender a andar sem quedas e esbarrões.

Psicomotricidade

Psicomotricidade auxilia
no desenvolvimento afetivo,
intelectual e motor da criança

As crianças do Berçário Fruto da Vida também serão estimuladas por meio da psicomotricidade, uma importante ferramenta para a estimulação motora, intelectual e afetiva na primeira infância.

Antigamente, a psicomotricidade era usada apenas para corrigir alguma dificuldade, deficiência ou debilidade que a criança tinha, porém atualmente, ela vai muito mais além, pois entendeu que o desenvolvimento afetivo, intelectual e motor são interdependentes.

O emprego desse recurso em uma criança serve para dar motivação sensitiva e visa estabelecer relações entre o seu corpo, o corpo do outro e os objetos. Também auxilia no desenvolvimento da percepção por meio do conhecimento da resposta corporal e dos movimentos.

Além disso, a criança terá melhor organização de sua capacidade de movimentação a partir do emprego de símbolos e sinais e do uso de objetos tanto reais quanto imaginários.

Importante falar também no desenvolvimento pessoal da sua identidade e autoestima dentro do grupo fazendo com que ela se sinta segura e consiga se expressar sabendo que é um ser valioso, exclusivo e único, mas sem deixar de lado o respeito tanto aos demais quanto ao espaço.

Musicalização infantil

Musicalização infantil faz com que os bebês sejam sensíveis e receptivos aos sons

Nossas crianças participam do processo de musicalização infantil, uma metodologia que favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração e atenção.

Esse processo é importante, pois faz com o que a criança passe a ser sensível e receptiva aos sons, tendo em vista que dentro dela já existe um mundo musical e assim, ela passará a ter contato com isso do lado de fora.

Utilizar práticas pedagógicas, considerando a música como suporte, contribui significativamente para integrar as diversas áreas de conhecimento, enfocando o desenvolvimento cognitivo e a socialização. 

Experiências sensoriais

Experiências sensoriais auxiliam
no desenvolvimento da criatividade
e inteligência.

Outro diferencial do Berçário Fruto da Vida está na utilização das experiências sensoriais.

Atividades sensoriais são aquelas que, além de proporcionar às crianças momentos divertidos, estimulam os diferentes sentidos: paladar, olfato, visão e audição.

Por meio delas, as crianças terão sua inteligência estimulada e sua criatividade será impactada de forma positiva.

Essa técnica faz com que elas aprendam mais e melhor, porque seu cérebro consegue acionar canais diferentes para que o conhecimento possa entrar e isso inclui todas as formas de aprendizado.

Contação de história

O hábito de contar história para bebês e crianças ajuda a desenvolver a imaginação,
a criatividade e a oralidade.

 

O hábito de contar história para bebês e crianças ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade e a oralidade.

As histórias e os contos de fadas participam da infância, juntamente com o brincar, e trazem expressões da fantasia e dos anseios da criança ajudando-a a lidar com aspectos inconscientes.

Ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar sua imaginação, ampliar seu vocabulário, permitir sua auto identificação e auto reconhecimento, aprender a refletir para aceitar situações relativas às dimensões diversas da vida, além de desenvolver o pensamento lógico que favorece a memória e o espírito crítico através da manifestação de humor e de satisfação de sua curiosidade natural.

As histórias contribuem para que a criança entre em contato com diversos modos de ver e sentir o mundo.

Desfralde

O desfralde é um processo muito importante no desenvolvimento das crianças, que pode gerar muita ansiedade, principalmente na família. Dessa forma, é indicado que não haja pressa e que a criança seja envolvida em situações lúdicas relacionadas ao momento. Família e escola caminham de mãos dadas nessa missão. Diálogos, alinhamentos e trocas de experiências são partes fundamentais no processo. As crianças geralmente têm uma rotina para fazer cocô. É necessário entendê-la, tomar nota de horários, frequência e todos envolvidos devem ter conhecimento de tudo.

É importante saber que o controle das necessidades de fazer xixi e cocô é um processo que integra fatores biológicos, emocionais e cognitivos. É preciso respeitar o tempo da criança nesse processo. O início do desfralde, preferencialmente, é combinado entre família, escola e criança. A escola inicia o desfralde e a família dá continuidade à noite e no final de semana, sempre buscando alinhamentos. Caso a família queira retroceder ao desfralde é fundamental que a escola apoie e a ajude. No entanto, buscando compreender toda a situação da criança, avaliando juntos os próximos passos para essa conquista.

Menu